Que tal aproveitar o carnaval para organizar seu livro caixa para o IPRF?
No Livro-Caixa deverão ser relacionadas mensalmente, de forma cronológica, as receitas e despesas relativas à prestação de serviços profissionais.
O contribuinte que receber rendimentos do trabalho não assalariado poderá utilizá-lo como uma dedução na base de cálculo do seu Imposto de Renda. ⠀ Por isso, a importância de o profissional autônomo escrever o Livro-Caixa. ⠀ Profissional autônomo é aquele contribuinte que recebe rendimentos do trabalho não assalariado, sem vínculo empregatício, como os honorários do livre exercício das profissões: dentista, veterinário, engenheiro, advogado, contador e outras que possam ser assemelhadas. ⠀ O médico é um profissional autônomo quando recebe seus rendimentos via Recibo de Pagamento Automático (RPA) dos pacientes de consultório particular ou cooperativas pela sua pessoa física. ⠀ PRINCIPAIS DEDUÇÕES NO LIVRO CAIXA: ⠀ São dedutíveis todas as despesas escrituradas no Livro-Caixa que sejam relacionadas à atividade do profissional, e necessárias à percepção da Receita e à manutenção da fonte pagadora. Como: ⠀ ➡ Aluguel/condomínio/energia/água/internet/ material de limpeza do local de trabalho ➡ Salários e encargos ➡ Serviços de Terceiros ➡ Propaganda, Assinatura de Jornais e Revistas ➡ Roupas especiais no uso da profissão e EPI’s ➡ Contribuições a sindicatos/associações/conselhos ➡ Despesas com congressos e Seminários ➡ 1/5 das despesas de manutenção do Imóvel Residencial, desde que o autônomo trabalhe em casa ➡Manutenção e Conservação ➡Rateio de despesas de cooperativa, desde que já não tenha sido descontado na base de cálculo ➡Outras Despesas – outros gastos necessários à atividade específica e individual de cada contribuinte, não contempladas anteriormente. ⠀ As deduções são limitadas à receita mensal da respectiva atividade, sendo permitida a contagem do excesso de deduções nos meses seguintes até dezembro. ⠀ 💡 Lembre-se: o excesso de deduções que podem existir no final do ano-calendário, não serão transpostas para o ano seguinte.
Ontem, dia 31/07/2023, foi liberado o 3º lote do IRPF 2023. A previdência privada tipo PGBL é considerado uma dedução da declaração de Imposto de Renda e essa dedução é...
Sua empresa foi constituída como EIRELI ( Empresa Individual de Responsabilidade Limitada) e até hoje você não realizou nenhuma alteração contratual ou houve alteração mas o nome continua como EIRELI?...
A assinatura eletrônica permite que você assine um documento em meio digital a partir da sua conta gov.br. O documento com a assinatura digital tem a mesma validade de um...
Que tal aproveitar o carnaval para organizar seu livro caixa para o IPRF?
No Livro-Caixa deverão ser relacionadas mensalmente, de forma cronológica, as receitas e despesas relativas à prestação de serviços profissionais.
O contribuinte que receber rendimentos do trabalho não assalariado poderá utilizá-lo como uma dedução na base de cálculo do seu Imposto de Renda.
⠀
Por isso, a importância de o profissional autônomo escrever o Livro-Caixa.
⠀
Profissional autônomo é aquele contribuinte que recebe rendimentos do trabalho não assalariado, sem vínculo empregatício, como os honorários do livre exercício das profissões: dentista, veterinário, engenheiro, advogado, contador e outras que possam ser assemelhadas.
⠀
O médico é um profissional autônomo quando recebe seus rendimentos via Recibo de Pagamento Automático (RPA) dos pacientes de consultório particular ou cooperativas pela sua pessoa física.
⠀
PRINCIPAIS DEDUÇÕES NO LIVRO CAIXA:
⠀
São dedutíveis todas as despesas escrituradas no Livro-Caixa que sejam relacionadas à atividade do profissional, e necessárias à percepção da Receita e à manutenção da fonte pagadora. Como:
⠀
➡ Aluguel/condomínio/energia/água/internet/ material de limpeza do local de trabalho
➡ Salários e encargos
➡ Serviços de Terceiros
➡ Propaganda, Assinatura de Jornais e Revistas
➡ Roupas especiais no uso da profissão e EPI’s
➡ Contribuições a sindicatos/associações/conselhos
➡ Despesas com congressos e Seminários
➡ 1/5 das despesas de manutenção do Imóvel Residencial, desde que o autônomo trabalhe em casa
➡Manutenção e Conservação
➡Rateio de despesas de cooperativa, desde que já não tenha sido descontado na base de cálculo
➡Outras Despesas – outros gastos necessários à atividade específica e individual de cada contribuinte, não contempladas anteriormente.
⠀
As deduções são limitadas à receita mensal da respectiva atividade, sendo permitida a contagem do excesso de deduções nos meses seguintes até dezembro.
⠀
💡 Lembre-se: o excesso de deduções que podem existir no final do ano-calendário, não serão transpostas para o ano seguinte.
https://www.instagram.com/p/CaZ7F5hukOM/?utm_source=ig_web_copy_link
Comentários
Interessado em nossos serviços? Solicite já seu orçamento
Preencha o formulário abaixo com suas informações. Nossa equipe entrará em contato o mais breve possível.